terça-feira, 31 de março de 2009

Lost a série


Lost é uma série de televisão norte-americana de drama e aventura, que começa com o acidente de um avião,que partiu de Sydney – Austrália com destino a Los Angeles – EUA.É uma aula de religião, medicina, biologia, psicologia,matemática, informática e física quântica.Eu adoro.Sou viciada mesmo.Até um livro sobre a filosofia de Lost,eu li.
Acho que tem o filósofo Heidegger por trás da série,que considerava o seu método fenomenológico e hermenêutico. Ambos os conceitos referem a intenção de dirigir a atenção (a circunvisão) para o trazer à luz daquilo que na maior parte das vezes se oculta naquilo que na maior parte das vezes se mostra, mas que é precisamente o que se manifesta nisso que se mostra. Assim, o trabalho hermenêutico visa interpretar o que se mostra pondo a luz isso que se manifesta aí mas que, no início e na maioria das vezes, não se deixa ver.
O método vai diretamente ao fenômeno, procedendo à sua análise, pondo a claro o modo como da sua manifestação. Heidegger afirma que esta metodologia corresponde a um modelo kantiano, ou coperniciano da colocação ou projeção da perspectiva. Neste sentido, a sua metodologia operava uma inflexão do ponto de vista, na medida em que o foco deveria ser desviado do dasein para o ser. (essa explicação,eu tirei da Wikipédia)

Há uns vídeos no youtube,que não consigo colocar aqui,não sei a razão,mas vale a pena ver.
Nassim Haramein - As Dimensões e o Universo 1

Nassim Haramein - As Dimensões e o Universo 2

Nassim Haramein - O Vácuo e a Densidade do Infinito 5

Esse Nassim Haramein é um físico nascido na Suíça que dedicou toda a sua vida em pesquisas e pensamentos no campo da física quântica e teorias sobre o hiperespaço de uma maneira não muito convencional mas profundamente esclarecedora trazendo novas e corajosas discussões e revelaçoes nesse campo e relacionando elas à nossa realidade, à nossa existência e ao conhecimento das civilizações antigas.

3 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Não sei não Flavinha, acho Lost uma enganação!
Sob a aparência do endosso "filosófico" de algum pensador, colocam no ar as maiores barbaridades, que atentam contra a mínima lógica.
Acho roteiro ruim, tudo fica para ser explicado mais tarde, com mais absurdos ainda.
Lembra do MATRIX? Teria sido baseado na visão do pensador francês Jean Baudrillard, de 74 anos ( que faleceu há um ou dois anos atrás).
No fim é o que tudo mundo viu, uma tremenda enganação, um estelionato "filosófico/cultural" numa franquia sem pé nem cabeça que deixou os que acompanharam a trilogia, P... da vida!
Bom, mas gosto é gosto, e eu respeito isso. Eu,porém, estou fora!
beijo

flávia disse...

My Dear,
Se todos gostassem do azul,o que seria do amarelo,já dizia o velho ditado.
beijos,
ps:Curti demais Matrix.

flávia disse...

Frodo,

Sabe por que eu gostei tanto do filme Matrix, se você viu, se lembra das pílulas a azul, e a vermelha?,A mentira ou a realidade?O livre-arbítrio entra como?Quando uma pessoa não conhece a verdade, a realidade, o produto original, você crê no falso como se fosse o verdadeiro. A religião, por exemplo, é um consolo, não é real, não é verdade.Até a política é uma ilusão. Saí do filme até meio tonta de tanta informação para absorver e e refletir.Eu adoro filosofia,mitologia,me dá um verdadeiro nó na cabeça.Muito delirante para você?Ficaria horas falando sobre isso,mas fatalmente você dormiria de tanto tédio.

beijo,