terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe espanhola e a suína


A pandemia de gripe de 1918-1919 matou mais pessoas do que a I Guerra Mundial ,algo entre 20 a 40 milhões de pessoas. Tem sido citada como a mais devastadora epidemia registada na história mundial. Mais pessoas morreram de gripe em um único ano do que nos quatro anos do Black Death , a Peste Negra(peste bubónica 1347-1351). Conhecida como "Gripe Espanhola" ou "La gripe" da influenza de 1918-1919 foi um desastre global.
Os americanos tinham aderido na luta, levando os aliados mais próximos para a vitória contra os alemães.Dentro da trincheiras estes homens viviam em péssimas condições de vida. Então, em diversas regiões do mundo, algo que parecia benigno apareceu como um resfriado comum. A gripe foi no entanto, muito mais do que um resfriado. Nos dois anos que este flagelo devastou a terra, um quinto da população mundial estava infectada. A gripe foi a mais mortal para as pessoas idades de 20 a 40 anos. Este padrão de morbidade foi incomum para a gripe, que geralmente é um assassino de idosos e crianças jovens . Estima-se que 675.000 americanos morreram de gripe durante a pandemia, dez vezes mais que o mundo em guerra. Entre os soldados Americanos que morreram na Europa, metade deles caíram para o vírus da gripe e não para o inimigo . Estima-se que 43.000 militares mobilizados morreram de gripe (Crosby). 1918 iria ser inesquecível, como anos de sofrimento e de morte , como se observa na Revista da Associação Médica Americana edição final de 1918:
" um ano do fim da mais cruel guerra nos anais da raça humana; um ano que marcou, ao final, pelo menos por um tempo, do homem destruindo o homem, infelizmente, um ano em que se desenvolveu uma das doenças infecciosas mais mortais que causou a morte de centenas de milhares de seres humanos.A ciência médica nos quatro anos e meio foi dedicada a colocar os homens na linha de fogo e mantê-los lá. Agora ela deve rodar com todo seu poder para o combate ao maior inimigo de todos: As doenças infecciosas ", (28/12/1918).
O efeito da epidemia de Gripe foi tão severa que a média de vida nos os E.U.A estava diminuído em 10 anos. O vírus da influenza tinha uma profunda virulência, com uma mortalidade de 2,5% em comparação com a gripe de epidemias anteriores, que foram inferiores a 0,1%. A taxa de mortalidade na faixa etária de 15 a 34 anos de idade da gripe e a pneumonia associada eram 20 vezes maior em 1918 do que em anos anteriores (Taubenberger). Pessoas foram atingidas com a doença na rua e tinham mortes em curto espaço de tempo.Histórias que se encontravam em seu trabalho e de repente o desenvolveram um estado gripal e morreram dentro de horas (Henig). Um médico escreve que os pacientes com gripe tinham aparentemente um bom estado geral e rapidamente "desenvolviam o tipo mais viscoso de uma pneumonia como nunca foi visto" e, mais tarde, começava a aparecer insuficiência respiratória grave com cianose nos pacientes ", era simplesmente uma luta por ar, até que o paciente sufoca,e não mais resiste" (GRIST, 1979). Outro médico lembra que a gripe nos pacientes :" Ele morreu lutando para limpar suas vias aéreas de um sangue-tingido de espuma que por vezes saía pelo seu nariz e boca," (Starr, 1976). Os médicos da época eram impotentes contra este poderoso agente da gripe. Em 1918 as crianças pulavam corda e cantavam assim:Eu tinha um passarinho,Seu nome era Enza.Eu abri a janela,E in-flu-Enza.
A pandemia de gripe circulava pelo globo. A maioria da humanidade sentiu os efeitos desta estirpe do vírus da gripe. Espalhou-se seguindo o caminho dos seus portadores humanos, através das rotas comerciais e marítimas. Surtos apareceram através da América do Norte, Europa, Ásia, África, Brasil e no Pacífico Sul (Taubenberger). Na Índia, a taxa de mortalidade era extremamente elevada em cerca de 50 mortes por gripe a partir de 1000 pessoas (Brown). A Grande Guerra, com os seus movimentos de homens e exércitos a bordo dos navios, provavelmente auxiliou a sua rápida propagação. As origens da doença mortal foram amplamente discutidas e houve várias especulações :
A) Alguns dos aliados pensavam que a epidemia era um instrumento de guerra biológica dos alemães.B)Muitos pensaram que era um resultado da trincheira na guerra, a utilização de mostarda e gases gerados a "fumaça " da guerra.C) Um estudo tentou provar que a doença tinha sido tão devastadora em certas regiões ,e começaram a correlacioná-la com o clima, as condições meteorológicas e com a composição racial das cidades. Encontraram umidade a ser relacionada com epidemias mais graves, uma vez que "favorece a disseminação da bactéria," (Comissão da Atmosfera e Man, 1923).
O nome da Gripe Espanhola chegou em função dos anos grande de aflição e mortalidade na Espanha (BMJ, 19/10/1918), onde alegadamente matou 8 milhões em maio (BMJ, 13/07/1918). No entanto, uma primeira onda de gripe apareceu no início da Primavera de 1918 em Kansas e em acampamentos militares em todo os E.U.A. Poucos notaram a epidemia no meio da guerra. Não houve praticamente nenhuma resposta ou aviso em Março e Abril aos acampamentos dos militares. É lamentável que não foram tomadas medidas para se preparar para a habitual recrudescência da cepa virulenta da gripe no inverno. A falta de ação mais tarde foi criticada quando a epidemia não pode ser ignorada, no Inverno de 1918 (BMJ, 1918). Estas primeiras epidemias que ocorreram nos acampamentos militares foi um sinal de que a mesma chegaria em maior magnitude no outono e inverno de 1918 para todo o mundo.
A guerra trouxe o vírus de volta para os E.U.A, agora para uma segunda onda da epidemia. Ela primeiro chegou em Boston em setembro de 1918 através do porto ocupado com a guerra,onde haviam embarques de máquinas e suprimentos. A nação estava mobilizada para juntar as forças militares para o combate na guerra. Com os soldados provenientes de várias regiões dos EUA trouxeram juntos os vírus e contaminou aqueles que tiveram contatos . O vírus matou quase 200 mil, em outubro de 1918 . Em 11 de nov. De 1918 o fim da guerra permitiu um ressurgimento. À medida que as pessoas celebravam o Dia do Armistício com desfiles ,era um completo desastre de saúde pública a partir do ponto de vista epidemiológico,já que o contato mais próximo facilitava a propagação da doença e um novo renascimento da epidemia ocorreu em algumas cidades. A gripe no inverno foi mais além , milhões de pessoas foram infectadas e milhares morreram.
A pandemia afetou a todos. Com um quarto de todo E.U.A e um quinto de todo o mundo infectado com a gripe, foi impossível escapar da doença. Mesmo o presidente Wilson sofreu com a gripe no início de 1919, enquanto havia a negociação do tratado de Versalhes crucial para terminar a Primeira Guerra Mundial (Tice). Aqueles que tinham sorte o suficiente para evitar a infecção teve de lidar com as leis de saúde pública para restringir a propagação da doença.
A) Os departamentos de saúde pública distribuiu gaze, máscaras para ser usado em público.B)Lojas não podiam demorar no atendimento,C)funerais foram limitados a 15 minutos.
Aqueles que ignoravam a gripe e os decretos em função da mesma ,tinham de pagar multas aplicadas .
Além da falta de trabalhadores da saúde e de suprimentos médicos, havia falta de caixões,mortalhas, etc. As condições em 1918 não foram tão longe da peste negra na época da peste bubónica da Idade Média.
Tradução do originalThe Influenza Pandemic of 1918
O que há em comum com a Gripe Suína ? Os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, tal como acontece nas aves e no ser humano. Vão sofrendo diferentes combinações genéticas, por vezes, ainda não estudadas pela ciência e, por isso, a resposta medicamentosa e preventiva pode demorar.
Diferente somente a ausência da Guerra, e a cepa viral atual pode ser mais agressiva (a vacina existente para humanos é para um tipo anterior do vírus, contra o qual não é tão eficaz.).Além do mais nos dias atuais existe uma maior facilidade de disseminação viral pela modernidade dos meios de transporte.Em uma tarde você se encontra passeando no México e a noite jantando no Brasil,ou EUA!O vírus da gripe suína é um "irmão" do vírus da pior pandemia já vista pela humanidade: a gripe espanhola, de 1918. Nossa...

http://alagoasreal.blogspot.com/2009/04/gripe-suina-um-renascer-da-pandemia-da.html

2 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Oi Flavinha, vai um sanduiche de pernil, lá do bar do Estadão, no jantar?
Acho um exagero o que estão falando na mídia sobre a gripe dos porquinhos!
Se você não tentar comer os ditos cujos vivos, ou beija-los na boca, conversar muito "check to check", ou mesmo, fazer sexo com eles, não tem grandes problemas, hehehe...
beijinhos

Anônimo disse...

Flávia querida, penso que podemos ficar tranqüilos pois o presiMENTE "agarantchiu" que aqui ela não chega. Assim, igualmente à marolinha delle, acho bom a gente ir comprando máscaras e ir evitando aglomerações!