domingo, 29 de março de 2009

CPI do futebol

Direto de Brasília
Em meio ao processo de seleção do país que irá sediar a Olimpíada de 2016, no qual o Brasil está entre os quatro finalistas, o deputado Miro Teixeira (PDT-MG) coletou assinaturas suficientes na Câmara e no Senado para que uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o financiamento dos esportes seja criada.
Apelidada de CPI do Futebol, a comissão divide deputados e senadores, pois é considerada por diversos parlamentares como um perigo para a candidatura brasileira à sede dos Jogos Olímpicos. Teixeira disse que vai pressionar o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), para que a comissão seja instalada na próxima sessão do Congresso.
A CPMI foi proposta no final do ano passado por Teixeira e pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), depois que investigações do Ministério Público Federal apontaram a suspeita de crimes financeiros na parceria entre o Corinthians e a empresa MSI.
O investidor russo Boris Berezovski e o executivo anglo-iraniano Kia Joorabichian, acusados de comandarem o esquema de lavagem de dinheiro, tiveram a prisão decretada em julho de 2007. O presidente do clube, Alberto Dualib foi denunciado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo a Justiça, US$ 32 milhões de origem criminosa passaram pelas contas do Corinthians.
A comissão só não foi instalada em 2008 porque alguns dos signatários do requerimento de criação retiraram suas assinaturas, justamente sob o argumento de risco à candidatura brasileira para sede da Olimpíada.
O deputado Miro e o senador Álvaro Dias, no entanto, colheram novas assinaturas e afirmam já ter assinaturas suficientes para a criação (171 na Câmara e 27 no Senado) de uma CPMI.
Apesar de ser do Rio de Janeiro, cidade brasileira candidata à sede, Miro alega que a comissão tem um objetivo mais amplo do que apenas apurar desvios de verbas que seriam destinadas ao setor. Diz ainda que "uma importante discussão" não pode ser contraposta devido à candidatura.
"Houve essa confusão enorme deliberada pra misturar os assuntos. A CPI não tem nada a ver com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ela não tem caráter policial. Visa organizar a política nacional de esporte amador, racionalizando investimentos da União, dos Estados e dos municípios".
Tais argumentos são reforçados pelo senador Álvaro Dias. "Eu acho que não há uma relação entre uma coisa e outra, se há razões pra uma CPMI, deveríamos instalá-la independentemente de qualquer coisa, mas deixei a critério do deputado Miro", explicou. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3664317-EI7896,00-Congresso+tera+CPI+que+ameacaria+Olimpiadas+no+Brasil.html

CPI no congresso ?É pizza na certa, a minha pode ser de muzzarela,com massa fina,por favor!

Nenhum comentário: