quarta-feira, 8 de abril de 2009

Plágio camuflado na moda

Paris-capital da moda


O que é uma gerente de compras?É a pessoa que faz compras das coleções junto a dona, ajuda na elaboração vitrine e tem que ter olho "clínico" para moda.Por isso, a dondoca aqui (???) está indo dia 10 de abril para Espanha,Madri,Sevilha e Barcelona e volta dia 19 de abril.Isso acontece muito no mundo da moda, nada se cria, tudo se copia.O plágio é camuflado pelo o que os estilistas costumam chamar de busca inspiração,ou seja beberam da mesma fonte de inspiração que os europeus. A rede Zara,é uma que faz isso,com uma precisão perfeita,só mudando um detalhe,e voilá. Muitas cadeias de magazines vendem roupas que são quase cópias do que vemos nas passarelas,evidente com pequenas diferenças. São as chamadas tendências.

A grande verdade é que sempre haverá os que criam, os que comercializam e os que criam e comercializam. Num mundo extremamente globalizado, com o fluxo de informações sendo geradas instantaneamente, a cada segundo, como um piscar de olhos, talvez essa rapidez seja a grande culpada da história. Não há criminosos no universo da moda.

O segredo do sucesso da rede Zara:


Hoje em dia, a marca possui 200 funcionários só em seu time de criação, para conseguir responder imediatamente cada tendência que surge na moda. Estes profissionais cruzam informações com as demandas de cada gerente de loja e com os conselhos dos comerciantes. Tóquio é sua cidade favorita para inspiração e para prever as novas tendências (que normalmente vem dos desfiles de Paris). O resultado é quase instantâneo: enquanto as outras lojas levam em torno de cinco meses para colocar uma nova coleção em exposição, a ZARA transforma a última tendência em roupas prontas em apenas quinze dias – e a um preço bem acessível, se comparado à lojas do mesmo patamar de conceito fashion. A empresa revolucionou o setor têxtil quando teve a idéia de lançar uma variedade de coleções a cada temporada, em vez das duas tradicionais coleções ao ano. São novos artigos nas prateleiras duas vezes por semana. Anualmente são mais de 25 mil novos itens colocados a disposição do consumidor, o que dá uma media de 70 novos produtos por dia, sendo que cada item é produzido em pequena escala e só é reproduzido se tiver sucesso em vendas. Do contrário, é tirado da coleção. Um dos segredos está na logística: a ZARA consegue distribuir produtos um dia depois após o pedido ter sido feito pelas lojas da Europa, e dois dias depois no caso das unidades da Ásia e do continente americano (incluindo o Brasil). E não existem diferenças entre as linhas vendidas em cada um dos lugares – apesar das diferenças culturais, parece que a moda já é globalizada - pelo menos para os clientes da ZARA. Mas, para que este sistema seja rentável, demanda-se o maior volume possível, motivo pelo qual suas lojas estão situadas em locais estratégicos que contam com mercadorias novas a cada semana, o que lhes permite ter um tráfego constante de clientes. Os clientes da ZARA visitam as vitrines e prateleiras dezessete vezes ao ano em média, em contraste às quatro visitas feitas à concorrência. É por isso que suas vitrines, renovadas a cada duas semanas, são grandes e chamativas, mostrando as mercadorias como se fossem estrelas. Apesar deste modelo de sucesso a ZARA é acusada, por estilistas e artistas, de copiar suas roupas e coleções. A rede se defende dizendo que a inspiração vem das ruas. Porém, em uma recente turnê da cantora Madona pela Espanha, a roupa utilizada por ela no show foi rapidamente copiada pela ZARA. Na última apresentação da cantora no país, algumas garotas da platéia usavam uma roupa igual a sua.
Quem nunca ficou encantado,ou comprou com os preços baixíssimos da Zara,adquirindo um semelhante de uma grife famosa, que joque a primeira pedra.
PS:Não trabalho na Zara,mas devo admitir que seu estrutura logística, integração de sistemas, instalação de sistemas,distribuição,etc. são perfeitos.

2 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Que aula hein Flavinha!
bj

flávia disse...

Frodo,meu caro
O mundo fashion é uma loucura e alucinante.E ficar antenada com as mudanças no mundo da moda é de enlouquecer e extenuar qualquer cristão.Mas é fascinante.O filme O Diabo veste Prada,trata muito bem desse micro-universo fashion,se não viu,vale a pena!
Beijo.