sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasileiros expulsos por Evo Morales


Seringueiro Djalma Soares expulso da Bolívia



Francisco Siqueira: expulso com a família do igarapé Rim






Bolívia expulsa brasileiros de território na fronteira
Altino Machado às 3:12 pm
DIRETO DE PLÁCIDO DE CASTRO (AC)


Seringueiro Djalma Soares expulso da Bolívia

Famílias de brasileiros que vivem em território boliviano, na fronteira com o Acre, estão sendo expulsas pelo governo do presidente Evo Morales. Homens, mulheres e crianças estão sendo forçados por funcionários bolivianos a abandonarem suas posses apenas com a roupa do corpo.

Milhares de brasileiros que vivem em território boliviano estão ameaçados de expulsão porque Evo Morales, sob a alegação de garantir a soberania do seu país, quer assentar 4 mil famílias de camponeses oriundos de La Paz e Cochabamba, em 200 mil hectares de terras localizadas na região fronteiriça.

As primeiras vítimas são as famílias de pequenos posseiros brasileiros expulsos do departamento de Pando. Cerca de 40 famílias já chegaram ao município de Plácido de Castro, a 97 quilômetros de Rio Branco. Neste ponto, o estado do Acre e o departamento boliviano de Pando são separados pelo Rio Abunã.

O seringueiro Djalma Soares, 55 anos de idade, vivia em território boliviano desde os nove anos. Em 46 anos de vida lá, jamais acumulou qualquer riqueza como seringueiro e coletor de castanha-do-brasil.



Estava há quatro meses na colocação Esperança, do seringal Barro Alto, às margens do igarapé Mamo. No final de semana, foi abordado por funcionários do governo boliviano e expulso para o lado brasileiro junto com seis filhos, cujas idades variam de 7 a 14 anos.

- Os funcionários do governo boliviano disseram que iriam subir o rio e na volta não queriam mais me encontrar na minha colocação. Eu falei: tudo bem, eu volto pro meu Brasil. Trouxe uma rede, um lençol e três panelas. O resto ficou tudo: bacia, machado, terçado, cabrita e outros instrumentos de trabalho. Lá eu dava meu jeito de sobreviver. Não sei como será minha vida aqui na cidade, sem emprego - relatou ao Blog da Amazônia.

Os relatos de violação de direitos dos seringueiros têm comovido aos agentes da Polícia Federal que atuam num posto de controle da fronteira em Plácido de Castro. O seringueiro Djalma Soares prestou depoimento após ter buscado apoio do vereador Alisson Ferreira (PTB).

- O que mais choca nessa situação é que os bolivianos estão expulsando os posseiros brasileiros mais pobres. Os fazendeiros brasileiros, que possuem propriedades lá e podem se defender, os bolivianos permitem que se retirem do país levando o que possuem. É uma vergonha que isso ocorra logo após o presidente Lula ter sancionado a lei sobre a residência provisória para estrangeiro em situação irregular no Brasil. Não há reciprocidade - disse Ferreira em depoimento à PF nesta manhã.


Estou indignada,com a passividade de nosso governo.Esse bugre,cheirador de coca do Evo,fazendo o que quer.E os brasileiros sendo expulsos sem ao menos indenização,onde está a lei da reciprocidade?É de cortar o coração...

3 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Flavinha, você queria o que?
Reciprocidade? Coleguismo? Gratidão
Isso não existe entre países.
O nome do jogo é INTERESSES!
Países tem interesses, o resto é conversa para boi dormir.
Evo quer mais que o povo da Banânia se exploda! Para eles não passamos de frios e calculistas imperialistas. Aquilo que o mundo pensava dos EUA (exploradores) hoje, os países mais pobres que Mulla "ajuda" pensam exatamente a mesma coisa sobre nós. por isso nos tratam mal.
bjoca

Belle disse...

Só podemos acreditar em mudanças, não só aqui no Brasil, mas no exterior tb.. p/ com o nosso país, se as nossas leis fossem respeitadas, primeiramente, aqui!!!
Como isso não acontece, que moral o Brasil tem p/ cobrar algo lá fora!!???
Isso é mais uma vergonha brasileira perante os seus cidadãos!
Bjão

Kozel® disse...

O brasil é como um explorador impiedoso e implacável,egoísta e arrogante,ignóbil e pomposo.

Viva os índios,pobres,piedosos,puros,sem malícia e sem dinheiro,sem maldade e desprovidos de segundas intenções.
Vamos virar índios?